quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Feios, porcos e maus

DGV ainda não inspeccionou suinicultura abandonada
Pode haver mais animais a morrer à fome e à sede numa outra exploração, legal, em Alcácer do Sal. Trata-se de um complexo do mesmo proprietário que detinha a exploração ilegal onde hoje o Exército e a Direcção Geral de Veterinária retiraram cerca de meia centena de animais mortos. Mais de uma centena de animais em sofrimento foram abatidos.Mas a ilegalidade da suinicultura era conhecida desde 2000. Cabe à DGV legalizar as explorações. Neste caso, não tendo nunca sido legalizado, “não tinha de fechar”, disse Lopes Jorge. A mesma resposta foi avançada pela veterinária municipal Antonieta Santos, quando questionada sobre o porquê do tardio encerramento da exploração: “Nunca foi mandada fechar porque, oficialmente, nunca abriu.” Antonieta santos confirma que a exploração servia para a venda de animais para consumo.

GNR fiscaliza animais de circos e exposições
O Serviço de Protecção da Natureza da Guarda Nacional Republicana iniciou hoje a operação "Identidade Selvagem" para fiscalizar elefantes, tigres, leões, répteis e animais selvagens, em todos os circos e exposições em Portugal.
A Lusa acompanhou a operação que arrancou, esta manhã, em todos os distritos, com cerca de 450 homens do Serviço de Protecção da Natureza (Sepna) a verificar a documentação dos animais que trabalham nos circos.
Em relação aos coitados dos porcos, que iam direitinhos para a nossa alimentação, as entidades oficiais não tiveram a mesma preocupação que mostraram com os animais selvagens que apenas divertem as crianças!

Sem comentários: