quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Um puxão de orelhas

Dissonâncias do Vaticano (1)
"Então o Papa deu um solene puxão de orelhas aos nossos Bispos!...

...se a comunidade eclesial portuguesa e a mentalidade dos seus membros precisam de se colocar ao ritmo do Concílio Vaticano II, não ficaria mal aos Bispos lembrar ao Santo Padre e à Cúria romana que, embora haja muitas Igrejas locais que resistem à renovação, a fonte principal dessas oposições radica no próprio Vaticano.
O grande “cisma”, pai de muitas dificuldades, na Igreja católica contemporânea, aconteceu sobretudo a partir da encíclica Humanae Vitae. A inteligência cristã da sexualidade ficou paralisada: quem concorda, concorda; quem não concorda ou deixa a Igreja ou passa à categoria de não praticante.
Um outro ponto, cada vez mais importante, é o seguinte: não se quer discutir a necessidade que muitos sentem da celebração cristã do casamento dos divorciados. Convidá-los para a Eucaristia e proibi-los de comungar é como convidar alguém para jantar e proibi-lo de comer. Depois, quando os filhos fizerem a Primeira Comunhão, vão pensar: então isto da comunhão só vale para as crianças, não vale para os pais?
Outra questão é o estatuto dos ministérios ordenados. Ao não permitir a ordenação de homens casados nem de mulheres, o resultado é este: exalta-se cada vez mais a Eucaristia, mas há cada vez menos possibilidades de a celebrar.
No seu discurso, o Papa, em vez de abrir o caminho, fugiu à questão da atribuição dos ministérios sacramentais com a nebulosa habitual de misturar planos."
"Recados do Papa aos Bispos"-BENTO DOMINGUES, O.P.-Público, Lisboa, 18.11.2007

Sem comentários: