sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Belém, Nazaré ou Roma?

Dissonâncias do Vaticano (2) Mais que em Nazaré ou Belém parece que Jesus terá nascido em Roma: colocaram na Praça de S. Pedro uma enorme casa, com um grande abeto e um obelisco ainda maior. Juntaram os Alpes e o Egipto, sem burrico, nem ovelhinhas ou pastores. Não sei se Jesus gostaria de ter nascido ali mas o mais provável é que tenha sido nazareno. A sua origem nazarena é referida vinte vezes no Novo Testamento. Pelo contrário apenas em duas passagens é referido o seu nascimento em Belém (Mt. 2 e Lc. 2).

Uma vez mais o Vaticano se rendeu a uma tradição pagã erguendo no centro da praça um símbolo de vida mas cometendo um atentado contra a vida. Uma árvore de 140 anos cortada nos Alpes adorna a festa do nascimento de Jesus na descomunal praça barroca de S. Pedro, o pescador da Galileia.
Seguindo a moda, o Papa fala da protecção da natureza, da luta contra o consumismo desenfreado e de medidas para evitar o aquecimento global; mas aceita o muito recente costume de adornar a praça de S. Pedro com este cadáver vegetal (ainda verde por uns dias), iluminado com milhares de lâmpadas.
Há alguns meses o Papa propôs uma iniciativa com o objectivo de, textualmente, “contribuir e incentivar a procura e promoção de estilos de vida e modelos de produção e consumo que respeitem tudo o que foi criado”. Era bom que aplicasse este princípio...

Sem comentários: