segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Vulcão ETNA em erupção

O vulcão Etna, o mais activo da Europa, teve a sua maior erupção dos últimos seis anos, em 6 de Setembro de 2007, proporcionando um espectáculo de lava e cinzas que atraiu muitos turistas para a montanha. O Milhafre Real estava lá!



O mais alto vulcão em actividade da Europa liberta importantes quantidades de lava em fusão e uma pequena corrente escapa-se por um dos seus flancos. Uma espessa nuvem de cinza, com dois quilómetros, obrigou a fechar o aeroporto da Catania, o que não constitui novidade naquelas paragens.

A última grande erupção espectacular do vulcão, de 3295 metros, remonta ao Verão de 2001. O Etna é um vulcão activo situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catania. É o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do Mundo. Além disso, o Etna é também a mais alta montanha da Itália ao sul dos Alpes. A extensão total da base do vulcão é de 1190 quilómetros quadrados, com uma circunferência de 140 quilómetros, o que o faz superar em quase três vezes o tamanho do Vesúvio.

É um dos mais activos vulcões da Terra e está practicamente em constante erupção. Ocasionalmente, o Etna pode ser bastante destrutivo, mas normalmente as suas erupções não oferecem grande risco à população que vive nas localidades próximas. Os solos vulcânicos que o circundam propiciam bons campos para a agricultura, com vinhedos e hortas espalhados nas bases da montanha e em toda planície da Catania.

Para os apaixonados pela vulcanologia apresentamos imagens de 2006 num belo filme de Thomas Reichart:

Sem comentários: