sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Quem teme o Acordo Ortográfico?

Em Novembro, em declarações à imprensa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, deu a garantia de que o Protocolo seria ratificado até ao final do ano.
Ainda em Novembro, a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, intervindo na Assembleia da República, anunciara que Portugal iria pedir um prazo de dez anos para a entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico.
Entretanto, uma fonte do ministério informou que o processo de aprovação do documento, inicialmente previsto para o último conselho de ministros de 2007, realizado no passado dia 27, "foi adiado para 2008", escusando-se a precisar a nova data.
Ouvido pela agência Lusa, Malaca Casteleiro, um dos mais activos defensores do Acordo Ortográfico, qualificou de "lamentável" o adiamento, decidido "como por efeito de uma varinha mágica".
"Isto não é bom para a língua portuguesa. Não é assim que se defende a língua portuguesa", criticou.
Relativamente à moratória de 10 anos anunciada pela titular da Cultura, considerou-a excessiva e defendeu que "quatro a seis anos" são "mais do que suficientes para a mudança, para todas as alterações" a efectuar.
"Não são alterações dramáticas, não vão assustar as pessoas, mas são importantes para unificar e dar força à língua portuguesa", reforçou ainda o linguísta.

Assinado a 16 de Dezembro de 1990 e publicado em Diário da República em Agosto de 1991 com a resolução do Parlamento que o aprovou para ratificação, o Acordo Ortográfico deveria entrar em vigor a 1 de Janeiro de 1994.
Quem tem medo do Acordo Ortográfico? Recordemos os terríveis comentários de Diderot-D’Alembert, na sua Enciclopédia paradigma da modernidade, sobre um livro que lhes chegara de Lisboa, com data de 1750: “Com certeza que se trata de uma gralha tipográfica, pois que tal livro só poderia ter sido escrito há dois ou três séculos!”
Serão gralhas tipográficas de há dois ou três séculos, o que, nos últimos tempos, se tem lido e ouvido, da parte de editores e livreiros portugueses relativamente ao Acordo Ortográfico?

Eles têm razão em ter medo do que vai acontecer pois com tantas gralhas, a sério, nas traduções dos livros que todos os dias são postos à venda, vai ser uma total confusão quando entrar em vigor o Acordo Ortográfico.

1 comentário:

Milhafre Real disse...

Dicionários para cumprir acordo ortográfico:

Na sequência da aprovação para ratificação do segundo protocolo modificativo do acordo ortográfico pelo Governo, a Texto Editores lança, na próxima sexta-feira, dois dicionários e um guia conformes com as alterações previstas no novo acordo.

Segundo informação divulgada pela editora do grupo Leya, estas edições, a lançar, por ora, apenas em Portugal, "visam dar a conhecer as alterações introduzidas pelo novo acordo ortográfico de 1990".

Serão editados dois dicionários e um guia. O "Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico", que "será um instrumento de trabalho", explicou fonte da Texto; o "Novo Grande Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico", "uma edição de luxo, encadernada em couro branco", e o guia intitulado "Atual - O novo acordo ortográfico - O que vai mudar na grafia do português".

As três obras contam com a colaboração dos linguistas João Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia e são as primeiras obras lexicográficas elaboradas segundo a nova forma de escrever Português. "Estas obras foram totalmente actualizadas do ponto de vista lexicográfico e reflectem uma criteriosa e adequada modernização vocabular e uma significativa inclusão de vozes originárias do Brasil e dos países africanos de língua oficial portuguesa", lê-se na nota da Texto.

O "Novo Grande Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico" integra mais de 250 000 entradas, "constitui uma obra alargada, de luxo, em caixa de dois volumes, de 1024 páginas cada um", disse a mesma fonte. "Esta edição - acrescentou - apresenta um aspecto gráfico inovador, com capa em pele branca, títulos gravados em relevo a prata e bronze e num tamanho superior ao habitual".

O "Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico", "de carácter mais utilitário para uso diário em ambiente académico e profissional", inclui 125.000 entradas.

"Atual - O novo acordo ortográfico - O que vai mudar na grafia do português" é, segundo a nota da Texto, "um guia acessível e de consulta rápida sobre as principais mudanças no acordo".